Nutrição

       Hoje no dia da nutrição, hora para repensarmos o que temos colocado em nossas mesas, avaliarmos se temos feito as escolhas corretas e saudáveis para garantir o bem estar e a saúde, A SAÚDE do corpo e a qualidade, dependem do padrão de alimentação.

        Por conta da correria dia a dia, a alimentação muitas vezes fica em segundo plano. Acordamos atrasados para o trabalho e falta tempo para o café da manhã, na hora do almoço é preciso comer rápido para não perder a hora, e o jantar termina no delivery, ou seja sanduiches e refrigerantes pois não temos tempo ou disposição para comprar os ingredientes e fazer uma comida caseira.

        Esta rotina é mais comum do que se imagina, o que está relacionado ao aumento significativo do sobre peso e da obesidade. Dados do MINISTÉRIO DA SAÚDE mostram que no Brasil, o excesso de peso atinge 50% dos homens e 48% das mulheres.

        Os hábitos alimentares e a prática diária de exercicios físicos podem melhorar a qualidade de vida do indivíduo, além de combater doenças como obesidade, hipertensão arterial, aumento nos níveis de glicose sanguinas e também o aumento do colesterol. Uma dieta rica em minerais, como cálcio e ferro, e proteínas é importante, para todas as idades, principalmente,  para quem já passou dos 60 anos.



 Parabenizamos a Todos os Nutricionistas!!!!!!!!!!

Hábitos Saudáveis: Alimentação e Exercício Físico.

                          Alimentação.

 

Algumas iniciativas simples podem nos ajudar a nos tornarmos mais saudáveis.

Se mudarmos nossos hábitos alimentares, podemos melhorar significativamente nossa saúde.

No momento em que nos preocupamos com nossos hábitos alimentares e qualidade de vida.

Percebemos uma diferença muito positiva no nosso organismo. Além de uma saúde melhor e uma ótima sensação de bem estar.

Se adotarmos alguns estilos de vida, podemos ter uma boa forma de sermos saudáveis.

Uma delas é o HIGIENISMO.

O higienismo é outra forma de regime, filosofia de vida. Os objetivos se baseiam em perder peso, estabelecer a saúde, recuperar a disposição e a vontade de viver mais e melhor.   


O higienismo acredita que devemos ingerir mais alimentos crus, não devemos comer em excesso, devemos evitar os alimentos que produzam ou que possuam muitas toxinas, assim como alimentos condimentados, com conservantes e industrializados, devemos preferir alimentos mais saudáveis e naturais, combinar os alimentos corretamente, e respeitar os processos da digestão.

Os alimentos “in natura” são fontes de enzimas, fibras e líquido, que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. As enzimas são extremamente importantes nas moléculas e nas células, ajudam na reação química que age no nosso organismo. Podem ser encontradas em frutas, verduras e legumes, porém, quando cozidas, perdem essa propriedade. Assim como as fibras que são encontradas nesse tipo de alimento são importantes na eliminação de gorduras e toxinas do nosso organismo, os líquidos mantêm o nosso organismo em equilíbrio.
                                         
Depois de escolher os alimentos corretamente, devemos prepará-los adequadamente e comer da melhor maneira possível.
O higienismo acredita que para sermos saudáveis, devemos ajustar nosso organismo com a alimentação e horários adequados. O processo é realizado em 3 passos.
A eliminação é o processo do momento de eliminação dos resíduos não aproveitados pelo nosso organismo, isso ocorre entre 4h até 12h. A ingestão é o período aonde devemos fazer nossas refeições, 12h até 20h. Assim como existe o período de abstinência, aonde não devemos ingerir nenhum alimento que é entre 20h até 4h.
Assim, acredita-se numa qualidade de vida melhor. Mas para ser saudável, devemos nos alimentar muito bem com todos os tipos de alimentos e beber muito líquido. Consumir pouca gordura, pouca carne e refrigerantes. Alguns hábitos de higiene também são fundamentais, assim como tomar banho todos os dias, escovar os dentes e lavar sempre as mãos antes de todas as refeições. Exercícios físicos e acompanhamento médico, evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e evitar o fumo também são pontos importantes para ser saudável.
Tudo o que ingerimos reflete na nossa pele, unhas e cabelos. O hábito de beber água regularmente pode ter uma influência mais do que importante em nossas vidas, ela ajuda na oxigenação, no equilíbrio do nosso organismo, ajuda a curar algumas doenças e ajuda a regular a temperatura do nosso organismo, além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos, a água pode ser fundamental. Ela ainda ajuda a diminuir a sensação de fome e melhora a circulação sanguínea. Além de hábitos saudáveis, um importante auxílio na estética, evita a celulite e combate a flacidez, além de hidratar a pele, parte fundamental na nossa vida.                     
                                               
Fonte: Dicas de Saúde 

Exercícios Físicos.

  Benefícios dos Exercícios Físicos

  • Queima de calorias e perda de peso;
  • Manutenção da tonificação dos músculos;
  • Melhoria na circulação;
  • Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares;
  • Aumento do autocontrole;
  • Redução do estresse;
  • Aumento da habilidade de concentração;
  • Melhoria na aparência;
  • Redução da depressão;
  • Melhoria na qualidade do sono;
  • Prevenção de pressão sangüínea e colesterol alto e diabetes.
Mas para adquirir todos esses benefícios, deve-se ter muita força de vontade, dedicação e paciência, principalmente no início da prática. Porém, o mais importante é adquirir o hábito.

Exercícios Aeróbicos

São os que mais benefícios trazem ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando a qualidade e a expectativa de vida.

                                                       Caminhada

É um excelente exercício se você está iniciando as atividades físicas na sua rotina. Dos exercícios aeróbicos, a caminhada é a modalidade que reúne o maior número de vantagens. Todas as pessoas que não apresentam limitações físicas importantes podem caminhar. A caminhada permite ao iniciante começar o seu programa de exercícios com cargas bem leves de trabalho e, com o tempo, ir progredindo lentamente, até atingir a intensidade ideal de treinamento.
O custo dessa atividade física é muito baixo e ela pode ser realizada em praticamente qualquer lugar, como na rua, nos parques, na praia, no campo, em pistas atléticas, ginásios. Ela também promoverá melhorias na saúde, queimará gorduras e trará bem-estar. Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar nada.
Lembrece antes de praticar qualquer atividade física, faça seu alongameno.
      
O alongamento é fundamental para prevenir lesões musculares, pois esquenta e prepara os músculos para a atividade física. Deve ser feito antes e depois dos exercícios.
O alongamento aumenta a flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, aumentando o seu comprimento. Seu principal efeito é o aumento da amplitude dos movimentos possíveis numa determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. O alongamento consegue esse resultado por aumentar a temperatura da musculatura e por produzir pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que reveste o músculo.

Fonte: Beleza e Saúde
                    

TUBERCULOSE





O que é?
Doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Qual a causa?
Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

Quais os sintomas?

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Como se transmite?

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Pessoas com Aids, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

Como tratar?

O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. São utilizados quatro fármacos para o tratamento dos casos que utilizam o esquema básico: rifampicina (R), isoniazida (H), pirazinamida (Z) e etambutol (E). Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.

Como se prevenir?

Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até 4 anos, obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. A tuberculose não se transmite por fômites e pelo uso de objetos compartilhados. Cuidado para não agravar os estigmas.

                                                                                               fonte: Ministério da Saúde.

                                   Shantala

                           “Um toque de amor”


Shantala  é uma massagem indiana milenar,tão antiga que não se sabe precisar a sua origem.É muito comum na Índia encontrar em ruas e praças públicas mães massageando os seus bebês,como um hábito cotidiano de carinho.
É realizado com o bebê desnudo, sobre as pernas estendidas da mãe, num local tranquilo e aquecido.Pode-se usar óleo para facilitar o deslizamento das mãos.
A massagem dura de 15 a 30 minutos, dependendo da idade do bebê e aceitação ao toque.
A partir de 1 mês de vida os bebês já podem receber a Shantala,respeitando-se a cicatrização umbilical e a sensibilidade da pele do bebê.
Benefícios
Com a massagem podemos acalmá-lo, evitar cólicas, gases, reduzir ansiedade  e o estresse durante o nascimento dos dentes,melhora a insônia, a digestão,aumenta o poder sensorial, desenvolve a coordenação psicomotora, fortalece o sistema imunitário, o vinculo afetivo mãe-pai-bebê, proporciona o bem estar e relaxamento.
Para os pais, os benefícios da massagem feita irão trazer a confiança em lidar melhor com bebê, aumenta a leitura de sinais, além de dar a possibilidade de conhecer melhor o corpo do seu bebê, unindo mais os laços familiares.
                                  
                              Momentos da Massagem
       Acontece nas segundas-feiras apartir das 8:00hs




A equipe 3, iniciou a shantala no  CSF Zélia Correia com as crianças da área  de 1 mês a 1 ano. Sobre o monitoramento da ACS Maria do Socorro. As mães aprendem o que fazer para acalmar seus bebês e ter um momento de carinho com seus filhos.

             






             
                  A equipe 3 deseja um feliz dia internacional da mulher!
ANIVERSARIANTES DO MÊS.



ACS. LEONARDO
06/03




DRª FERNANDA MARTINS
10/03

II CARNAVA DA 3ª IDADE



NOSSOS CONVIDADOS
 
NOSSOS APOIADORES(NASF)


DRª FERNANDA MOVIMENTANDO A FESTA

FOLIÕES.

DR.CASSIO(DENTISTA) AGITANDO A GALERA


DR.ANDRÉ(MÉDICO) CONDUZINDO O TREM DA ALEGRIA


SÓ DIVERSÃO!!!!
  

OLHA OS AGENTES DE SAÚDE AI GENTE!!!
  
EQUIPE 3 EM AÇÃO


A EQUIPE 3 DO CSF ZÉLIA CORREIA AGRADECE E PARABENIZA A TODOS QUE PARTICIPARAM, DIRETA E INDIRETAMENTE DESDE GRANDE EVENTO EM PROL DOS IDOSOS DE NOSSA COMUNIDADE.