EQUIPE 3 EM AÇÃO: CAMPANHA DE VACINÇÃO CONTRA GRIPE.

Nessa sexta-feira (19/04/2013).  Há EQUIPE 3 (CSF ZÉLIA CORREIA).
 Proporcionou uma manhã de vacinação na Comunidade Rainha da Paz. Onde o foco principal foi imunizar a população contra o vírus da gripe. Além de outras vacinas disponíveis.

Foram vacinados:
                              idosos




Crianças


Gestantes e pessoas com doeças crônicas(hiprtensão, diabetes entre outras).


Além desse momento. tivemos o privilegio de receber em nosso evento a visita da reportagem da NORDESTE TV. Que veio conhecer nossos parceiros do Projeto Simeão. A fim de divulgar a interação de nossos idosos entre si e na sociedade, dando a eles a oportunidade de mostra que com suas experiências   eles são sim exemplo de vida para todos nós.
Agradecemos a todos pela presença e a confiança no nosso trabalho. Que possamos sempre está nessa luta diária pelo nosso bem estar.

 
A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (15). Neste ano, o período de vacinação ocorre de 15 a 26 de abril. Em Fortaleza, a expectativa é vacinar aproximadamente 421 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário que são adultos com 60 anos ou mais, crianças menores de dois anos de idade, gestantes, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais.
As vacinas estão disponíveis em 161 postos de saúde em todo o estado, sendo 92 postos fixos, 68 mini postos e um volante. Ao todo, 2.782 pessoas estão envolvidas na campanha.
Segundo dados do Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente.
Referem-se ainda a redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza. Além disso, apresentam impacto na redução das internações hospitalares, nos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e redução na mortalidade pela gripe e suas consequências.
Hepatite B
Aproveitando o período de campanha contra a influenza, as Secretarias de Saúde do Município e do Estado intensificam a vacinação contra a Hepatite B. A primeira dose será administrada no dia 20 de abril, que é o dia "D" da campanha contra a Influenza. O objetivo é diminuir a incidência da doença, principalmente entre adolescentes e adultos jovens, que constituem a população mais vulnerável.
População a ser vacinada contra a gripe
Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos
Gestantes
Crianças de 6 meses a menores de 2 anos
Puérperas
Comorbidades
Trabalhadores da Saúde que atuam no enfrentamento à Influenza
Vacinas disponíveis
Influenza Trivalente
Dupla Adulto (dT) - contra o tétano (atualização dos esquemas vacinais de rotina)
Hepatite B - 0 a 29 anos e grupos prioritários.

fonte: G1 

Aniversariante do mês de Abril




                                                 Maria Hugmeire
                                                04 de abril






No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma data que tem como objetivo chamar a atenção de líderes políticos e de toda a sociedade em geral para o crescimento dos índices da doença, que, segundo o IBGE, vem crescendo continuamente nas duas últimas décadas.

câncer, também chamado de neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo. O câncer tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como o ambiente em que a pessoa vive ou hábitos e costumes presentes em nosso dia a dia; ou também por fatores internos, que na maioria das vezes estão geneticamente predeterminados.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos, sendo alguns deles bem conhecidos como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, vírus que podem causar leucemia, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos e fatores ocupacionais.

Os vários tipos de câncer correspondem ao diferentes tipos de células que temos em nosso organismo. Por exemplo, se o câncer se inicia nos tecidos epiteliais, como pele e mucosas, ele é chamado de carcinoma. Se ele começa em tecidos conjuntivos, como músculos, ossos ou cartilagens, ele é chamado de sarcoma, e assim por diante. O que diferencia os diversos tipos de câncer é a velocidade com que as células se multiplicam e sua capacidade de invadir tecidos e órgãos.

Especialistas creem que alguns fatores de risco são os causadores de alguns tipos de tumores malignos, sendo o principal fator o tabagismo, seguido de consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade.  Diante disso, a melhor forma de se prevenir do câncer é parar de fumar; ter uma alimentação saudável com maior consumo de frutas, verduras, legumes e cereais, diminuir o consumo de alimentos gordurosos; evitar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas; praticar atividades físicas regularmente; evitar a exposição prolongada ao sol; e fazer exames regulares, pois isso ajuda na detecção precoce de um eventual câncer.

tratamento do câncer pode ser feito através de quimioterapia, na qual são utilizados vários medicamentos para combater o tumor; radioterapia, na qual se utilizam radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células continuem se dividindo; ou transplante de medula óssea, indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. 
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia
                                                                                                                site: brasilescola
  DIA MUNDIAL DA SAÚDE


   

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
                               
     Ações desenvolvidas pela equipe 3 do CSF Zélia Correia para melhoria da saúde de nossa comunidade.

                                                          Visita domiciliar

 
Enfermeira: Fernanda Martíns
Agente de saúde: Hugmeire
 Aux. de enfermagem: Camila


Agente de Saúde: Eunice


                                                               Agente de Saúde: Gabriel


Grupo de Adolescente


                                                                         Pré-natal       
                                                                    
                                        
Vacinação   




                                                                       Puericultura                     


 Saúde Bucal
 


                                                               Grupo da Hidroginástica


                                                                 Aleitamento Materno


                                                                           Shantala


Obs: Estas são apenas algumas das ações desenvolvidas pela equipe 03.