Dia Mundial sem Tabaco





O que é o Dia Mundial sem Tabaco? 

Em 1988, a Assembléia da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a resolução WHA42.19, determinando que a celebração do Dia Mundial sem Tabaco acontecesse, a cada ano, no dia 31 de maio. Desde então, anualmente, a OMS articula em todo o mundo a comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, definindo um tema correlato ao tabagismo, que deve ser abordado pelos seus 192 países-membros com a finalidade de por em evidência as diferentes interfaces ou problemáticas do consumo do tabaco, e assim, engajar diferentes atores sociais no controle do tabagismo.


Entre as diferentes informações sobre o tabagismo, são divulgados os riscos para a saúde dos fumantes e dos não fumantes; a cessação do tabagismo e os prejuízos para o meio ambiente, para a economia e demais áreas da vida social.



Todos os Estados-Membros da OMS desenvolvem atividades no mesmo período, sobre o mesmo tema, fortalecendo, assim, a mensagem da OMS em todo o mundo ¿ a necessidade do controle do tabagismo. Cada membro adapta o tema escolhido pela OMS à sua realidade socioeconômica e cultural, sem deixar de lado o foco central do tema escolhido.

Principais razões para a implementação do Ambiente Livre de Tabaco:
1. A exposição à fumaça ambiental do tabaco mata e causa graves enfermidades. 
2. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco protegem plenamente os trabalhadores e o público dos graves efeitos prejudiciais da fumaça do tabaco. 
3. Todos têm o direito de respirar o ar limpo isento de fumaça do tabaco. 
4. A maioria das pessoas em todo o mundo não é fumante e tem o direito de não estar exposta ao fumo de outras pessoas. 
5. As proibições ao fumo são amplamente apoiadas, tanto por fumantes quanto por não-fumantes. 
6. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco ajudam a impedir que as pessoas ¿ especialmente os jovens ¿ comecem a fumar. 
7. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco incentivam os fumantes que desejam deixar de fumar a reduzir ou a abandonar o fumo. 
8. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco são bons para os negócios. As famílias com crianças, grande parte dos não-fumantes e até mesmo fumantes freqüentemente preferem ir a locais livres da fumaça do tabaco. 
9. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco custam pouco e funcionam.

                     fonte:portaldasaude


26.05 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma


GLAUCOMA

O QUE É?

É o aumento da pressão intra-ocular que pode ocasionar lesão ao olho se não for tratado. A pressão intra-ocular aumentada pode comprimir os vasos sanguíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho. Devido à falta de irrigação sanguínea, as células nervosas da retina e o nervo óptico vão morrendo provocando perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado pode levar à cegueira.

CAUSAS

glaucoma é perigoso. Na maioria dos casos desenvolve-se lentamente, no decorrer de meses ou anos, sem ocasionar nenhum sintoma. O dano pode progredir com tanta lentidão que a pessoa não se dá conta da perda gradual da visão. Em geral, à visão vai piorando até que finalmente começa a afetar o próprio centro do campo visual e se estabelece a cegueira permanente. 

SINTOMAS

Alguns pacientes poderão experimentar sintomas vagos, que são importantes avisos de que é necessário um exame ocular completo. 

Esses sintomas podem compreender a necessidade de: 
Trocar com frequência o grau dos óculos;
Dificuldades para adaptar-se à ambientes escuros;
Perda de visão lateral;
Visão embaçada;
Aparecimento de halos ou arco-íris ao redor das luzes (casos raros); 
Cefaléias (dor de cabeça) ou dor ocular intensa (casos raros). 

As chances de ser portador de glaucoma aumentam com a idade: 
Geralmente apresenta-se em pessoas com mais de 35 anos;
Uma em cada 50 pessoas com mais de 35 anos possui glaucoma*;
Três em cada 100 com mais de 65 anos tem glaucoma*;
Uma forma muito rara de glaucoma pode ocorrer em crianças pequenas.
*segundo a Sociedade Nacional de Prevenção de Cegueira dos E.U.A.

As pessoas com maior risco de desenvolver glaucoma devem fazer exame ocular com regularidade, realizado por oftalmologista

TRATAMENTO

glaucoma é uma doença crônica que dura toda a vida, e é necessário que o paciente fique em observação e faça tratamentos contínuos para manter controlada a pressão intra-ocular, evitando a perda da visão. Quanto mais rápido se descobrir e tratar a doença, menor será a perda. O glaucoma pode ser tratado com colírios, comprimidos ou ainda, em alguns casos, pode ser necessária a intervenção cirúrgica. No entanto o melhor tratamento é a prevenção, o glaucoma é identificado mediante um cuidadoso exame realizado por um oftalmologista, que compreende um procedimento simples e indolor para medir a pressão ocular. 

Regras simples que devem ser seguidas: 
Use o medicamento de acordo com as instruções do médico. Não coloque nem mais nem menos gotas do que as prescritas;
Se for viajar, não esqueça de levar uma quantidade adequada de medicamento. Pergunte ao seu médico se deve levar uma receita de reserva. Lembre-se que oglaucoma é controlado usando com regularidade o medicamento;

Logo que tenha colocado uma gota no olho, comprima com o dedo indicador o ângulo interno do olho para evitar que o medicamento passe para o canal lacrimal até o nariz e garganta. Conserve essa posição ou mantenha os olhos fechados suavemente durante três ou quatro minutos, para que o medicamento permaneça em contato com o olho o maior tempo possível;
Informe seu oftalmologista se está usando outro medicamento, especialmente aqueles comprados sem receita. E se está consultando outro médico não deixe de informar que está sendo tratado contra o glaucoma;

Nunca use outro medicamento ou colírio sem prévia aprovação do médico;

Como o glaucoma pode ser hereditário, recomende à todos os adultos de sua família – inclusive primos e tios – para que façam um exame oftalmológico periódico.

RESULTADOS

Embora não se possa curar, na maioria dos casos o glaucoma pode ser controlado satisfatoriamente mediante tratamento apropriado.

fonte: Hospital de olhos de São Paulo

12 de Maio Dia do Profissional de Enfermagem




Dia Internacional da Enfermagem (ou Dia Internacional dos Enfermeiros) é comemorado mundialmente desde 1965. A data oficial (12 de maio) foi decidida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974, para assinalar os contributos dos enfermeiros e enfermeiras na sociedade.
O dia 12 de maio foi escolhido para Dia Internacional da Enfermagem por ser a data do nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.

Florence Nightingale e o Dia Internacional da Enfermagem

Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália daí o seu nome. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.
Foi na guerra da Crimeia em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856 que o seu trabalho se tornou mais conhecidom e ela foi chamada de "Dama da Lâmpada", instrumento que ela usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

Dia Internacional da Enfermagem no Brasil

O Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia Internacional do Enfermeiro passou a ser uma data comemorativa no Brasil no ano de 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, através de decreto-lei.

Mensagens para o Dia dos Enfermeiros

  • "12 de maio é um dia especial, dedicado àquelas pessoas especiais que cuidam tão bem de nós quando estamos doentes. Vivam os Enfermeiros!"
  • "Obrigado a você, Enfermeiro/a, por horas e horas e anos e anos de vida de dedicados à nossa saúde! Sem vocês não estaríamos aqui!"

                                                                              fonte: site calendarbrasil

FELIZ DIA DAS MÃES


Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de AndradeDesde já parabéns a todas as mães, em especial as mães da equipe 3: Ana Célia, Hugmeire, Eunice e Gorete além da Menina moleca Fernanda martins. Samos grato a vocês que fazem parte das nossas vidas dividindo Bons momentos. Felicidades ...

Parabéns a todas as MÃES


SER MÃE

A missão de ser mãe quase sempre começa com alguns meses de muito enjoo, seguido por anseios incontroláveis por comidas estranhas, aumento de peso, dores na coluna, o aprimoramento da arte de arrumar travesseiros preenchendo espaços entre o volume da barriga e o resto da cama. 

Ser mãe é não esquecer a emoção do primeiro movimento do bebezinho dentro da barriga.
 

O instante maravilhoso em que ele se materializou ante os seus olhos, a boquinha sugando o leite, com vontade, e o primeiro sorriso de reconhecimento.
 

Ser mãe é ficar noites sem dormir, é sofrer com as cólicas do bebê e se angustiar com os choros inexplicáveis: será dor de ouvido, fralda molhada, fome, desejo de colo?
 

É a inquietação com os resfriados, pânico com a ameaça de pneumonia, coração partido com a tristeza causada pela morte do bichinho de estimação do pequerrucho.
 

Ser mãe é ajudar o filho a largar a chupeta e a mamadeira. É levá-lo para a escola e segurar suas mãos na hora da vacina.
 

Ser mãe é se deslumbrar em ver o filho se revelando em suas características únicas, é observar suas descobertas.
 

Sentir sua mãozinha procurando a proteção da sua, o corpinho se aconchegando debaixo dos cobertores.
 

É assistir aos avanços, sorrir com as vitórias e ampará-lo nas pequenas derrotas. É ouvir as confidências.
 

Ser mãe é ler sobre uma tragédia no jornal e se perguntar: E se tivesse sido meu filho?
 

E ante fotos de crianças famintas, se perguntar se pode haver dor maior do que ver um filho morrer de fome.
 

Ser mãe é descobrir que se pode amar ainda mais um homem ao vê-lo passar talco, cuidadosamente, no bebê ou ao observá-lo sentado no chão, brincando com o filho.
 

É se apaixonar de novo pelo marido, mas por razões que antes de ser mãe consideraria muito pouco românticas.
 

É sentir-se invadir de felicidade ante o milagre que é uma criança dando seus primeiros passos, conseguindo expressar toscamente em palavras seus sentimentos, juntando as letras numa frase.
 

Ser mãe é se inundar de alegria ao ouvir uma gargalhadinha gostosa, ao ver o filho acertando a bola no gol ou mergulhando corajosamente do trampolim mais alto.
 

Ser mãe é descobrir que, por mais sofisticada que se possa ser, por mais elegante, um grito aflito de mamãe a faz derrubar o suflê ou o cristal mais fino, sem a menor hesitação.
 

Ser mãe é descobrir que sua vida tem menos valor depois que chega o bebê.
 

Que se deseja sacrificar a vida para poupar a do filho, mas ao mesmo tempo deseja viver mais º não para realizar os seus sonhos, mas para ver a criança realizar os dela.
 

É ouvir o filho falar da primeira namorada, da primeira decepção e quase morrer de apreensão na primeira vez que ele se aventurar ao volante de um carro.
 

É ficar acordada de noite, imaginando mil coisas, até ouvir o barulho da chave na fechadura da porta e os passos do jovem, ecoando portas adentro do lar.
 

Finalmente, é se inundar de gratidão por tudo que se recebe e se aprende com o filho, pelo crescimento que ele proporciona, pela alegria profunda que ele dá.
 

Ser mãe é aguardar o momento de ser avó, para renovar as etapas da emoção, numa dimensão diferente de doçura e entendimento.
 

É estreitar nos braços o filho do filho e descobrir no rostinho minúsculo, os traços maravilhosos do bem mais precioso que lhe foi confiado ao coração: um Espírito imortal vestido nas carnes de seu filho.
 

A maternidade é uma dádiva. Ajudar um pequenino a desenvolver-se e a descobrir-se, tornando-se um adulto digno, é responsabilidade que Deus confere ao coração da mulher que se transforma em mãe.
 

E toda mulher que se permite ser mãe, da sua ou da carne alheia, descobre que o filho que depende do seu amor e da segurança que ela transmite, é o melhor presente que Deus lhe deu.

Agora as sextas-feiras

A equipe 3 em mais um importante trabalho criou o hiperdia.

   Onde são avaliados pacientes com hipertensão e diabetes doenças que cada dia  aumenta em todo Brasil.
Agora toda sexta-feira na comunidade Rainha da Paz, pacientes dá área da nossa equipe  com essas doenças são avaliadas: peso, altura, glicemia e a pressão arterial .

Além da avaliação nossa Enfermeira Fernanda Martins, também avalia exames e transcreve as receitas de pacientes que estão com consultas vencidas já que no momento a equipe encontrasse sem médico. além de ouvir as queixas dos pacientes.





 Mais informações procure seu ACS. (Agente de saúde)