22 a 23 de Setembro Semana do Coração Saudável



Um dos grandes fatores de risco para as doenças cardiovasculares é o nível de colesterol elevado no sangue. É preciso mantê-lo sob controle para conservar seu coração saudável.
O organismo utiliza o colesterol para produzir bile, hormônios e transportar vitaminas. A maior parte dele é fabricada pelo fígado (em torno de 70%) e 30% vem da alimentação.
Adicione o colesterol produzido pelo fígado ao colesterol proveniente dos alimentos e você compreenderá a origem dos níveis elevados de colesterol no sangue.
Embora o colesterol seja necessário para produção e manutenção das células, quantidades em excesso dessa substância podem se acumular nas paredes das artérias.
Você sabia que existem dois tipos de colesterol?
Temos o LDL (colesterol ruim) e o HDL (colesterol bom), que são lipoproteínas de baixa e de alta densidade, respectivamente, ou “transportadores de colesterol”
- O LDL transporta o colesterol para dentro das células; por isso, quanto mais baixos os níveis de colesterol LDL, melhor.
- O HDL transporta o colesterol para fora das células; assim, quanto mais altos os níveis de colesterol HDL, melhor.
Conselho para uma vida saudável e balanceada
  • Não Fume
  • Tome 2 litros de água por dia
  • Diminua o consumo de frituras
  • Prefira frutas como sobremesa
  • Exercite-se 30 minutos por dia
  • Conheça a meta ideal do seu colesterol
Exercitar-se, mesmo moderadamente, pode fazer maravilhas por sua saúde cardiovascular. Se atualmente você não pratica exercícios físicos, experimente caminhar. É gratuito, fácil e pode ser feito em qualquer lugar. Subir escadas sempre que possível também é uma boa recomendação. Se você já se exercita um pouco, matricule-se numa academia, encontre um parceiro para lhe acompanhar nos exercícios físicos ou explore novos esportes do seu interesse. Faça ao menos 30 minutos de exercícios quase todos os dias.
Consulte seu médico regularmente
Mudanças no estilo de vida podem fazer a diferença
Você já deve ter ouvido várias vezes: o consumo de alimentos variados, pertencentes aos cinco grupos alimentares básicos, pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca.
Escolha os seus alimentos de maneira inteligente
Uma alimentação saudável protege a saúde do coração.
Mesmo pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares significam um bom começo para desenvolver um estilo de vida mais saudável.