A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que acomete crianças e adultos,
 de ambos os sexos, em todo o mundo. Seus sintomas incluem tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito, que, geralmente, pioram à noite e melhoram com medicamentos como os broncodilatadores. Além dos sintomas basais, quando ocorre uma crise de asma, os brônquios (tubos que levam o ar para os pulmões) reduzem de diâmetro, dificultando a respiração. 

Apesar de haver componente genético, a asma pode ser desencadeada por inúmeros fatores, como mofo, poluição, infecções virais (gripes e resfriados), ar frio e seco, alteração climática, perfume, produtos de limpeza, poeira, ciclo menstrual, cigarro, pelos de animais, produtos químicos e até mesmo estresse. O diagnóstico é feito a partir da análise do histórico clínico e do exame físico, confirmado com a espirometria (teste do sopro). 

No que se refere ao tratamento, há alguns tipos de medicamentos inalatórios: os broncodilatadores de ação curta (bombinha), os de ação prolongada e os corticosteroides. Os medicamentos de ação curta servem apenas para aliviar os sintomas da doença, enquanto os corticosteroides e os broncodilatadores de ação prolongada são remédios prescritos pelo médico com o intuito de prevenir os sintomas da asma e diminuir o número de vezes em que ocorrem os ataques. 

Também é possível adotar hábitos que evitam e/ou melhoram sintomas da doença. O uso de umidificadores de ar é outra recomendação possível, mas apenas quando a umidade está baixa. Se o tempo não estiver seco ele pode trazer efeitos adversos, pois aumentará a umidade e mofo do ambiente. 

Uma medida complementar é o exercício físico, que traz inúmeros benefícios inclusive para o paciente asmático. Embora não sejam contraindicados, mas muito pelo contrário, são extremamente benéficos, alguns exercícios, especialmente os de alta intensidade e em ambiente frio e seco, podem desencadear crises, particularmente em pacientes com a doença não controlada. Por este motivo, todo portador de doença respiratória crônica deve consultar um pneumologista antes de iniciar qualquer prática esportiva.
                                                                                             
                                                                                              fonte: jornalcruzeirodosul

Vacinação contra Paralisia Infantil








A equipe 03 promoveu no dia 7 de junho na Comunidade Rainha da Paz a pré-campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Lembrando que a campanha segue até o dia 21 de Junho.