Dia Nacional do Controle da Asma




 A asma é a responsável por cerca de 350 mil internações no país, sendo a quarta causa de hospitalização pelo SUS e a terceira entre as crianças e adultos jovens. Para tentar diminuir esses números e lembrar da importância do tratamento, há o Dia Nacional de Controle da Asma, celebrado em 21 de junho.
 
A doença pulmonar é caracterizada por inflamação crônica das vias aéreas, especialmente dos brônquios e bronquíolos que quando entram em contato com substâncias irritantes, como mofo, pólen, fumaça de cigarro, produtos de limpeza e pelos de animal, fecham e diminuem a passagem de ar aos pulmões.
Outros fatores também podem provocar crises de asma como ingestão de certos alimentos ou medicamentos, mudanças climáticas, refluxo gastroesofágico, gripes e resfriados. Quando o processo é desencadeado, causa tosse, chiado, falta de ar e aperto no peito.
Embora não tenha cura, o seu tratamento busca o controle por períodos prolongados e a prevenção de crises. O uso de corticóides e broncodilatadores inalatórios, mais conhecidos como “bombinhas”, é bastante indicado, mas é sempre necessário o acompanhamento médico. “No início, as consultas devem ser mais frequentes até que se consiga avaliar a gravidade do quadro, o uso correto dos dispositivos inalatórios, a adesão do paciente à terapêutica, o controle adequado da doença, entre outros fatores. A espirometria (prova de função pulmonar) é o método de escolha para o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes asmáticos e deve ser realizada pelo pneumologista.


 
Orientações para controle da asma:

Informação ;
 O controle adequado da asma dependerá do melhor conhecimento da doença pelo paciente e pela família e de seguir as orientações do médico.

Exercícios físicos :
 Uma vez que a asma é diagnosticada e tratada corretamente, o paciente consegue levar uma vida normal e até fazer exercícios físicos. Inclusive, essa prática é estimulada mesmo que haja necessidade de uso de medicamento antes de realizá-la, como pode acontecer na asma induzida por exercícios. “A participação em programas esportivos pode melhorar a condição física com menor desconforto e broncoespasmo. Para tanto, há necessidade de uma reeducação respiratória com conscientização dos movimentos musculares durante a inspiração e a expiração. Nesse sentido, o papel do fisioterapeuta é fundamental”.

Higiene :
 Além do tratamento com medicamentos inalatórios para prevenção e alívio das crises de asma, medidas de higiene do ambiente devem ser realizadas para diminuir ao máximo o contato do paciente com os fatores desencadeantes de crise como poeira, mofo etc.


Vacinas :
 As vacinas antialérgicas reduzem a necessidade de remédios, pois diminuem a resposta às substâncias que causam alergia. A vacina antigripal também é recomendada, pois faz com que o asmático fique menos vulnerável a esta patologia.



Fonte: Unimed do Brasil

 
IMPORTANTE:
 Mais uma vez a equipe 3 do CSF Zélia Correia ,visando sempre o bem estar das famílias , realiza todas as quintas feiras nas micro áreas trabalhos de sensibilização no combate à dengue entre outros tais como vacinação .

Um comentário:

  1. muito bom esse trabalho de voces .trazendo informação para todas as pessoas.

    ResponderExcluir