GRUPO DE IDOSOS

                                       GRUPO DE IDOSOS E PROJETO SIMEÃO

A equipe 3 do CSF Zélia Correia promoveu mais um encontro com os idosos de sua área proporcionando uma manhã de palestras e descontração , contamos com a participação do Dr. Cássio (dentista) da equipe,Dr. Glauber(educador físico),Drª  Larissa(farmacêutica), do NASF .

Programação:
Abertura:
 Rita Góes, (responsável projeto Simeão).
Fernanda Martins, (enfermeira da equipe 3)

Palestrantes:
Dr. Cássio Couto: PRÓTESE DENTARIA
Dr.Glauber e Drª Larissa: QUALIDADE DE VIDA



                    


          


 Qualidade de vida
Não significa apenas que o indivíduo ou o grupo social tenham saúde física e mental, mas que esteja(m) bem com eles mesmos, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio. E esse equilíbrio diz respeito ao controle sobre aquilo que acontece a sua volta, como por exemplo, sobre os relacionamentos sociais. Mas se o indivíduo não tem ou não consegue ter esse controle, poderão controlar a maneira com que reage a esses acontecimentos, essas ações.

Também para garantir uma boa qualidade de vida, devem-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter tempo para Lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas conseqüências, como usar o humor pra lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e, o principal, sentir que tem controle sobre a própria vida.

  MOMENTO DE REFLEXÃO




 
Prótese Dentária
 A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. Aplicados à odontologia, são utilizados indistintamente os termos prostodontia e prótese dentária. O termo "prótese dentária" também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.



O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os (dentes), por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível, ponte móvel). Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.
Não se deve confundir protesista (cirurgião-dentista especialista em prótese dentária) com o protético (técnico em prótese dentária), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não deve atender diretamente o paciente.

Como devo cuidar das minhas próteses?
 
1.      Em local bem iluminado, após se alimentar, lave as mãos e a retire com cuidado.
2.      Se possível coloque uma toalha em baixo como apoio caso ela escape de sua mão. Pode-se deixar a pia com um pouco de água, mas é melhor usar a toalha. Afinal água é muito preciosa! Vamos economizar!
3.      Pegue uma escova macia (não é a mesma escova que você usa para limpar seus dentes) e sabonete neutro ou creme dental não abrasivo. Se usar materiais abrasivos o polimento da prótese poderá ser danificado, facilitando a aderência de restos alimentares.
4.      Limpe bem cada face de sua prótese, veja se após sua limpeza ela está lisa e sem áreas esbranquiçadas (restos alimentares).

5.      Enxágüe bastante. Evite usar água quente, pode danificar o material de que é feito a prótese.
6.      Duas vezes por semana, deixe a prótese em meio copo de água com 3 gotas de água sanitária durante 30 minutos. Lave com bastante água antes de usar novamente ou lave-a novamente, com pasta de dente não abrasiva ou sabão, para tirar o gosto desagradável. Obs.: hoje já existem no mercado produtos efervescentes especiais para essa limpeza.
7.      A boca também deve ser limpa antes se colocar a prótese no lugar novamente. Bocheche com água e com outra escova, bem macia massageie a gengiva, bochecha e língua. Com cuidado sem força!


 Importante: Não esqueça vida saudável, dentes saudáveis.

  Fonte:wikipedia e Qualidade de vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário