Shantala

                           “Um toque de amor”


Shantala  é uma massagem indiana milenar,tão antiga que não se sabe precisar a sua origem.É muito comum na Índia encontrar em ruas e praças públicas mães massageando os seus bebês,como um hábito cotidiano de carinho.
É realizado com o bebê desnudo, sobre as pernas estendidas da mãe, num local tranquilo e aquecido.Pode-se usar óleo para facilitar o deslizamento das mãos.
A massagem dura de 15 a 30 minutos, dependendo da idade do bebê e aceitação ao toque.
A partir de 1 mês de vida os bebês já podem receber a Shantala,respeitando-se a cicatrização umbilical e a sensibilidade da pele do bebê.
Benefícios
Com a massagem podemos acalmá-lo, evitar cólicas, gases, reduzir ansiedade  e o estresse durante o nascimento dos dentes,melhora a insônia, a digestão,aumenta o poder sensorial, desenvolve a coordenação psicomotora, fortalece o sistema imunitário, o vinculo afetivo mãe-pai-bebê, proporciona o bem estar e relaxamento.
Para os pais, os benefícios da massagem feita irão trazer a confiança em lidar melhor com bebê, aumenta a leitura de sinais, além de dar a possibilidade de conhecer melhor o corpo do seu bebê, unindo mais os laços familiares.
                                  
                              Momentos da Massagem
       Acontece nas segundas-feiras apartir das 8:00hs




A equipe 3, iniciou a shantala no  CSF Zélia Correia com as crianças da área  de 1 mês a 1 ano. Sobre o monitoramento da ACS Maria do Socorro. As mães aprendem o que fazer para acalmar seus bebês e ter um momento de carinho com seus filhos.

5 comentários:

  1. MUITO BOM. MAIS UMA FORMA DE UNIR PAIS E FILHOS.
    NADA COMO UMA BOA MASSAGEM. FAÇA COM MUIO AMOR E CARINHO.

    ResponderExcluir
  2. E muito emocionante poder contribuir para o bem estar de todos!especialmente dos pequenos!ACS Socorro

    ResponderExcluir
  3. FICO MUITO FELIZ PELA INICIATIVA DA EQUIPE DE COMEÇAR MAIS UM NOVO TRABALHO . A CRIATIVIDADE DA EQUIPE 3 É SENSACIONAL.
    FERNANDA MARTINS.

    ResponderExcluir
  4. essa ideia só poderia partir de uma equipe como essa que leva o trabalho a sério ecom muita sensibilidade, leonardo

    ResponderExcluir
  5. Bacana essa shantala! alex

    ResponderExcluir