NUNCA É DE MAIS LEMBRAR


 DENGUE.
PROBLEMAS DE TODOS. 
A SOLUÇÃO TAMBÉM.

SOMOS OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA SAÚDE DA NOSSA FAMILIA.
POR ISSO, CONHEÇA AGORA OS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TOMAR PARA EVITAR QUE O MOSQUITO DA DENGUE ENTRE EM SUA CASA. 



O que é e quais são os tipos de dengue?


Como se pega dengueUm dos principais problemas de saúde pública no mundo, a dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, causada por um arbovírus, da família Flaviviridae, gênero Flavivirus, que inclui quatro tipos imunológicos (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), sendo que apenas os três primeiros são encontrados no Brasil.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus, mas também pelo Aedes albopictus. Diferentemente do mosquito comum (Culex), que pica durante a noite, os mosquitos da dengue picam durante o dia. O Aedes Aegypti é menor que um pernilongo, cor escura, preto com listras brancas no corpo e nas pernas.

Modos de transmissão da doença: como se pega dengue?


A transmissão acontece pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado porque picou uma pessoa doente. O mosquito infectado ao picar uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e esta pessoa pega a doença.

A dengue não se transmite através do contato direto entre pessoas, nem por água ou alimentos.

Sintomas da dengue: como detectar


Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia, sendo que o tempo médio do ciclo dura de 5 a 6 dias. O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:

Sintomas da Dengue Clássica


As pessoas sentem Febre alta com início súbito· Forte dor de cabeça· Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos· Perda do paladar e apetite· Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores· Náuseas e vômitos· Tonturas· Extremo cansaço· Moleza e dor no corpo · Muitas dores nos ossos e articulações.

Sintomas da Dengue Hemorrágica


Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta no caso hemorrágico:· Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes · Pele pálida, fria e úmida· Sangramento pelo nariz, boca e gengivas· Manchas vermelhas na pele· Sonolência, agitação e confusão mental· Sede excessiva e boca seca· Pulso rápido e fraco· Dificuldade respiratória· Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% dos casos de pessoas com dengue hemorrágica morrem.

Diagnóstico e tratamento da dengue


A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sangüínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.

 Prevenção e combate a dengue: como se previnir do mosquito e evitar a doença?

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.



Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Ações simples para combater a proliferação do mosquito da dengue



Como eliminar as larvas e os mosquitos da dengue

Pesquisadoras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto (SP) descobriram que a cafeína é fatal para o desenvolvimento da larva do Aedes aegypti. No estudo, elas verificaram que quanto maior a concentração de cafeína na água parada contida em vasos, ralos e plantas, menor o tempo de vida das larvas. De acordo com as cientistas, foi  registrada uma taxa de mortalidade de 100%. Nenhuma das larvas conseguiu chegar ao último estágio de desenvolvimento.

Resultados semelhantes foram obtidos com a borra de café. Em laboratório, quatro colheres de sopa de borra de café bloquearam o desenvolvimento de larvas mergulhadas no equivalente a um copo de água.

Em situações de epidemia de dengue, o método de combate mais usado contra a reprodução do mosquito é a aplicação de inseticidas, mas a maioria desses produtos é tóxica. Além disso, com o tempo, os mosquitos podem adquirir resistência a essas substâncias. A borra de café funciona como um inseticida natural e não faz mal para seres humanos, animais e plantas.

Outros produtos, como o sal de cozinha e a água sanitária, têm sido recomendados contra o Aedes egypti. Mas há limitações: eles não podem ser aplicados em plantas, por exemplo. A borra é um resíduo produzido diariamente na maioria das residências. Ela pode ser jogada sobre o solo dos jardins e hortas, na terra dos vasos ou dentro das bromélias. Não se deve diluí-la em água antes de aplicar.

A larva se intoxica ao ingerir extratos de borra do café. A quantidade de borra a ser utilizada depende da quantidade de água acumulada. Se o local contém o equivalente a meio copo de água de chuva ou de rega, por exemplo, duas colheres de sopa de borra bastam. A mesma quantidade de borra nova deve ser colocada a cada sete dias.

O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, de alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea. O doente deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre. Ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica. As pessoas que já contraíram a forma clássica da doença devem procurar, imediatamente, atendimento médico em caso de reaparecimento dos sintomas agravados com os sinais de alerta, pois correm o risco de estar com dengue hemorrágica.

Lembre-se que a dengue pode matar, portanto, em caso de suspeita de dengue é preciso procurar atendimento médico o mais rápido possível, ao invés de tomar remédios por conta própria.

AAS Protect
Acecílico
Acectil
Aceticil
Acetildor
Acetilessin
Acidalic
Ácido acetil salicílico
Anacetil
Anacin
Anacold
Analgermon
Analgesin
Antifebrin
Antitermin
Asetisin
AS-Med
Aspirina
Aspirina C Efervescente
Aspirina Impact
Aspirina Prevent
Aspissen
Assedatil
Assetil
Bayaspirina
Benegrip
Bufferin
Bufferin Cardio
Caas
Cafiaspirina
Cafiaspirina
Calmador
Cardio AAS Entérico
Cardioaas
Cheracap S
Cibalena A
Cimaas
Cordiox
Coristina D
Dausmed
Doloxene – A
Doribel
Doril
Doril C
Dormec
Drenogrip
Ecasil-81
Engov
Enjoy
Excedrin-E
Florialgin
Funds ácido acetil salicílico
Funed ácido acetil salicílico
Furp – ácido acetil salicílico
Griperal
Gripin C
Iquego ácido acetil salicílico
Ivb – ácido acetil salicílico
Lafepe – ácido acetil salicílico
Lafergs – ácido acetil salicílico
Lepemc AAS 100mg
Lepemc AAS 500
Lfm – ácido acetil salicílico
Melhoral C
Melhoral Infantil
Mialgin
Migrane
Nuplam – ácido acetil salicílico
Orosprevent
Prevencor
Prevencor Pril
Resfriol S
Resprax
Salicetil
Salipirin
Salisvit C
Salitil
Sifaas
Sinutab
Somalgin
Somalgin Cardio
Sonrisal
Superhist
Thrombo Ass
Tri – Bufered Aspirin
Vasclin

ENTÃO FAÇA SUA PARTE, VAMOS VENCE ESSA DOENÇA ANTES QUE ELA NOS VENÇA. CONTAMOS COM SUA CONTRIBUIÇÃO.

4 comentários:

  1. SEMPRE BOM LEMBRAR AS PESSOAS OS MALES QUE DENGUE NOS TRÁS. SE CADA UM REALMENTE FIZER SUA PARTE A DENGUE PODE SER CONTROLADA. JÁ QUE ELA SEMPRE VAI EXISTIR

    ResponderExcluir
  2. A EQUIPE 3 VAI INICIAR UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DA ÁREA ADSCRITA A ESSE EQUIPE, SOBRE COMBATE A DENGUE; ESSE TRABALHO SERÁ INICIADO NO FINAL DE ABRIL ATÉ FINAL DE JUNHO; ONDE FAREMOS VISITA CASA-A-CASA COM ORIENTAÇÕES SOBRE A DENGUE.CONTO COM A COLABORAÇÃO DE TODOS.
    FERNANDA MARTINS

    ResponderExcluir
  3. É POR ESSS E OUTRAS QUE A EQUIPE3 DEMONSTRA O QUANTO SE PREOCULPA COM SUA COMUNIDADE. SE TODOS SE ORGANIZACE-MOS. EQUIPE E COMUNIDADE ACABRIAMOS COM O MOSQUITO, JÁ QUE A O MAIOR COMBATE A DENGUE ELIMINAR QUALQUER FORMA DE NASCIMENTTO DO MOSQUITO. OU SEJA SE NÃO OUVER CRIADOUROS DO MOSQUITO O INDICE DE DENGUE SERÁ ZERO. GABRIEL

    ResponderExcluir
  4. É preciso sempre ficar alerta. A dengue não brinca! Aleks Mota

    ResponderExcluir